29/12/2022 às 16h19min - Atualizada em 29/12/2022 às 16h19min

Quantos gols Pelé fez ao longo da carreira? Relembre os mais marcantes e a polêmica na contagem da Fifa; veja vídeo

A entidade máxima do futebol mundial considera apenas gols em jogos oficiais e usa o número de 767 gols como o correto

Extra
Foto: Reprodução
Lenda do esporte, Pelé tem em seu número de gols marcados um dos principais argumentos para ser considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em toda a carreira, o Rei anotou 1.282 gols e integra a lista de maiores artilheiros da história. No entanto, a definição sobre gols em jogos oficiais também nutriu algumas polêmicas na carreira, principalmente com a Fifa.

A entidade máxima do futebol mundial considera apenas gols em jogos oficiais e usa o número de 767 gols como o correto. O Rei, nesta contagem, fica em quarto lugar na artilharia histórica do esporte, atrás de Romário, que nas contas da Fifa tem 772 — e não mil, como o Baixinho afirma. Em segundo lugar está o austríaco Josef Bican (805) e no topo o português Cristiano Ronaldo (807).

Pelo Santos, Pelé marcou 1.091 gols em 116 jogos. De acordo com o site oficial do Peixe, foram 643 em competições e 448 em partidas amistosas. Já no New York Cosmos, dos Estados Unidos, anotou 64 gols. Na Seleção Brasileira, foram 95 no total em toda a sua trajetória.

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Pelé tem 77 gols oficiais em 92 partidas entre Copa do Mundo, Copa América e torneios entre seleções. No entanto, a CBF contabiliza 95 gols em 113 jogos. Isso porque a CBF contabiliza também marcações em amistosos contra clubes, enquanto a Fifa só contabiliza amistosos contra seleções.

Gols mais marcantes

Gol 1.000

Em 1969, Pelé alcançou a marca histórica de 1000 gols com apenas 13 anos de carreira profissional. O milésimo saiu de pênalti, em uma partida contra o Vasco no estádio do Maracanã. O Rei bateu no canto esquerdo do goleiro Andrada, que ainda resvalou na bola antes dela balançar as redes. Com o gol, a partida ficou paralisada por 20 minutos para celebrar o grande feito.

Gol mais bonito da história da seleção brasileira

O gol de Pelé na final da Copa do Mundo de 1958 chegou a ser eleito o mais bonito da história da seleção brasileira. Isso, porque, aos 18 anos, ele chapelou um zagueiro da Suécia antes de bater com categoria no canto. Até hoje é considerado uma obra de arte.

Oito gols em um jogo só

Em 1964, Pelé, pelo Santos, marcou oito vezes na mesma partida diante do Botafogo de Ribeirão Preto. Até então, aquele era o recorde de gols em um jogo só da história do futebol. Mas acabaria sendo superado depois.

Show contra o Milan

Um vídeo do Rei Pelé "sobrando" em atuação pelo Santos contra o Milan na final da Copa Intercontinental de Clubes de 1963 — o Mundial reconhecido pela Fifa à época — chama a atenção. Nele, Pelé faz dribles desconcertantes, marca gols e dá assistências. O Peixe foi campeão do mundo naquela ocasião após ganhar por 4 a 2 no Maracanã, no Brasil.

Gol de placa de Pelé

Fluminense e Santos jogavam no Maracanã pelo Torneio Rio-São Paulo. A equipe santista vencia por um a zero [gol de Pelé aos três minutos], quando o craque recebe a bola ainda em sua intermediária aos 41 minutos e dispara em direção aos adversários, driblando sete jogadores. Quando a jogada terminou com a bola no gol do Fluminense, as duas torcidas, extasiadas com a jogada, aplaudiram em pé aquele que é considerado um dos mais belos gols do futebol: o gol de placa de Pelé.






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90