02/10/2022 às 15h58min - Atualizada em 02/10/2022 às 15h58min
Acompanhe como está a votação para presidente pelo mundo
Foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras; mais de 691 mil eleitores estão aptos a votar no exterior
R7
Eleitores que vivem no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Os brasileiros que moram no exterior têm o direito a votar para o cargo de presidente da República. Para isso, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Até as 14h deste domingo (2), no horário de Brasília, a votação do primeiro turno das Eleições 2022 já havia se encerrado em 69 países, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais de 2018. Nenhuma anormalidade foi registrada até o momento, a não ser a grande participação dos eleitores.
Ainda há longas filas em Lisboa e Porto, em Portugal, e em Dublin, na Irlanda. Nesses e em outros locais da Europa é possível que o horário da votação seja ampliado, para atender a todos os que estão nas filas. Além disso, 57 urnas apresentaram mau funcionamento e tiveram de ser trocadas, mas em poucos casos houve substituição pelo voto em papel.
A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, ficou a cargo do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal). O órgão informou já ter começado a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países. A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17h.
Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, portanto, haverá adaptação do horário local.
A regra, entretanto, não se aplica aos eleitores das seções eleitorais do exterior, em que as urnas ficam abertas das 8h às 17h na hora local.
Veja os 59 países onde a votação para presidente já se encerrou
Arábia Saudita
Armênia
Austrália
Azerbaijão
Barein
Cazaquistão
Catar
China
Hong Kong (província chinesa)
Coreia do Sul
Emirados Árabes Unidos
Estônia
Etiópia
Filipinas
Finlândia
Índia
Indonésia
Japão
Malásia
Nepal
Omã
Tailândia
Taiwan
Vietnã
Geórgia
Grécia
Irã
Iraque
Israel
Jordânia
Kuwait
Líbano
Myanmar
Palestina
Paquistão
Quênia
Romênia
Rússia (Federação Russa)
Singapura
Sri Lanka
Tanzânia
Timor-Leste
Turquia
Zâmbia