Denunciar fake news nas redes sociais é um procedimento de suma importância para o processo eleitoral. É comum que, durante o período de eleições, notícias falsas sobre fraudes na urnas ou montagens com os boletins das seções viralizem no WhatsApp, Facebook e Instagram.
Quando não é freada, a circulação de desinformação pode ganhar grandes proporções e comprometer a legitimidade e a integridade das eleições.
Por isso, depois de confirmar que uma publicação é falsa, é muito importante denunciá-la, para que seja retirada de circulação ou sinalizada como enganosa. Todas as denúncias são anônimas, e a conta denunciada não é notificada do relato.
WhatsApp
O WhatsApp conta com um recurso para denunciar, de forma anônima, conteúdos prejudiciais, como spam e mensagens falsas.
A ferramenta está presente na versão web do mensageiro e no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). A plataforma não notifica o usuário ou grupo denunciado e protege a identidade de quem fez a denúncia.
É recomendado o envio de prints para complementar a denúncia e facilitar sua análise. Se a mensagem for confirmada como notícia falsa, o mensageiro irá bani-la.
Para denunciar fake news no WhatsApp para iOS, basta abrir a conversa do grupo ou pessoa, tocar sobre o nome da conversa, rolar a tela para baixo e selecionar o botão "Denunciar (nome do contato)".
Em seguida, escolha entre as opções "Denunciar e bloquear" ou "Denunciar". Uma mensagem de "Ok" será exibida.
Na versão para Android, basta tocar sobre os três pontos ao lado do nome do contato, selecionar "Mais" e depois "Denunciar".