12/08/2022 às 09h13min - Atualizada em 12/08/2022 às 09h13min

​Dois estabelecimentos foram interditados e 15 quilos de cobre ilegal foram apreendidos durante CIF na zona leste

Durante a ação, dois homens foram encaminhados para o 14º DIP para prestar esclarecimentos

SSP-AM
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM
Em mais uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF) em estabelecimentos que atuam com venda de sucataria, os agentes interditaram dois locais e apreenderam 15 quilos de cobre ilegal.

A CIF, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (11/08), em bairros da zona leste de Manaus.
 
Ao todo, oito locais foram fiscalizados pelos agentes da CIF. A sucataria Canto da Sucata, localizada na alameda Alphaville, bairro São José, e outra sucataria localizada no bairro Jorge Teixeira foi interditada pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), por falta de licença para funcionamento. Além de outras 12 autuações aplicadas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

 
Durante as revistas no estabelecimento Canto da Sucata, os agentes encontraram 15 quilos de cobre. O proprietário do local não apresentou documento de origem do material e o cobre encontrado foi apreendido.
 
De acordo com o titular do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Leonardo Marinho, o objetivo da ação é inibir a venda ilegal desses materiais que muitas vezes são furtados do patrimônio público.
 
“Estamos averiguando a parte administrativa com os órgãos municipais e a parte criminal dos estabelecimentos com a Polícia Civil. Até o momento já conseguimos apreender uma quantidade de cobre irregular e encaminhamos duas pessoas para prestar esclarecimentos”, disse.
 
Ainda durante as fiscalizações, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) vistoriou cinco balanças e apreendeu uma, por estar irregular, causando prejuízos ao consumidor. Segundo o supervisor do Ipem-AM, David Alberto, o modelo da balança não tem portaria de aprovação junto ao Inmetro, o que gerou a apreensão.
 
“Será dado um prazo de dez dias para o responsável se defender e um auto de infração será expedido com multa, que pode variar entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão”, explicou o supervisor.


Efetivo
 
Além dos agentes da SSP-AM, por meio da Seagi, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), participaram da ação a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Ipem-AM, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Semef e Secretaria Municipal de Segurança Pública (SemSeg).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90