11/08/2022 às 19h19min - Atualizada em 11/08/2022 às 19h19min

Vídeo mostra avião pousando a poucos metros da cabeça de turistas: 'Absolutamente insano!'

Aeroporto em ilha grega é famoso por aterrissagens extremamente baixas e atrai curiosos, que filmam a chegada dos aviões

R7
REPRODUÇÃO/YOUTUBE/GREAT FLYER
O Aeroporto Alexandros Papadiamantis, na ilha grega de Skiathos, é conhecido por seus pousos malucos. Aviões passam a poucos metros do chão, e o espetáculo atrai centenas de turistas e aficionados de aviação, que filmam a chegada das aeronaves.

Mesmo com esse histórico, um pouso recente da empresa aérea húngara Wizz Air chamou a atenção por parecer mais baixo que o normal para os padrões do aeroporto.

Em um vídeo, é possível ver que a proximidade do avião derrubou uma menina e fez voar o chapéu de uma mulher que acompanhava a aterrissagem. Alguns dos espectadores instintivamente se agacharam com a chegada próxima demais da aeronave, um A321neo.

O canal Great Flyer, famoso por analisar voos e curiosidades da aviação, afirmou que esse pode ter sido "o pouso mais baixo de todos os tempos" do famoso aeroporto. A gravação foi publicada no último dia 5.

O registro mostra o momento por vários ângulos e deixa claro que os integrantes do canal mantiveram a calma durante a chegada da aeronave.

Os administradores do canal relembraram um pouso de 2013, de um Boeing 737-8BK, da Air Italy — o título do vídeo disse, em tom de brincadeira, que o jato era comandado por um "piloto maluco".

Alguns chegaram a sugerir nos comentários que o piloto do voo da Wizz Air pousou tão próximo do solo de propósito, a fim de se exibir para a multidão que filmava a chegada do avião. Mas entusiastas rebateram a possibilidade, ao menos em um primeiro momento, e explicaram que pousar na ilha não é nada fácil.

"Com alta temperatura e pista muito curta, você precisa fazer um pouso baixo para maximizar a pista disponível para a parada", disse um deles. Outros escreveram que os ventos eram bem fortes na região.

"Isso foi absolutamente insano! Maravilhoso trabalho de captura, trabalho incrível!", disse outra pessoa, que não escondeu a admiração ao ver as imagens.

A pista do aeroporto de Skiathos tem 1.628 m e é considerada curta demais. Para se ter uma ideia, a maior das pistas do aeroporto de Guarulhos tem 3.700 m. Já a pista principal do aeroporto de Congonhas, conhecido por ter uma aterrissagem difícil, possui 1.940 m.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90