09/08/2022 às 16h53min - Atualizada em 09/08/2022 às 16h53min

​Perícia do Amazonas prepara estrutura física para receber equipamentos de análise balística do Ministério da Justiça

A doação faz parte do Projeto Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab)

SSP-AM
Foto: Reprodução
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) iniciou o processo de preparação para a montagem de uma estrutura que comporte os equipamentos que auxiliarão nas perícias balísticas realizadas no estado. Os equipamentos serão doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Projeto Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM)
 
A diretora do DPTC, Margareth Vidal, reuniu com engenheiros e arquitetos do Centro Integrado de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (CIEAU), da SSP-AM, no dia 28 de julho, quando discutiram o projeto estrutural que vai recepcionar os equipamentos de análise de imagem em alta definição. A estação de análise balística será montada dentro do Instituto de Criminalística (IC)
 
Os equipamentos de última geração trabalham com um sistema automático de análise de imagem em alta definição de projéteis e estojos encontrados em locais de crime que, por meio desta análise, cria um banco de dados onde será possível identificar se a arma utilizada em um crime específico já foi usada em outros crimes.
 
O equipamento aumenta a efetividade no trabalho de perícia e, consequentemente, fortalece o trabalho investigativo de delitos cometidos por arma de fogo. A entrega faz parte do programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.



Parceria com a FAB
 
Em outra ação, a diretora do DPTC, Margareth Vidal, e a diretora do Instituto Médico Legal (IML), Sanmya Leite, em uma parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram uma palestra destinada a médicos, odontólogos e advogados da FAB.
 
A ação teve como objetivo instruir o corpo técnico quanto à realização dos exames periciais, seguindo código militar da instituição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90