21/07/2022 às 14h40min - Atualizada em 21/07/2022 às 14h40min

Tratamento dental seguro e sem dor: Conheça o novo protocolo GBT

A novidade oferece bem-estar, rapidez, precisão e qualidade na profilaxia

Sandra Santos
Foto: Reprodução

A saúde bucal no Brasil não tem um sorriso encantador! Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2019 e divulgada em 2020, revelou que apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. Neste mesmo levantamento foi constatado que, dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais. Pior: 14 milhões perderam todos os dentes.

 

Outro dado impressionante que a pesquisa trouxe à tona é que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores à data da entrevista. Desse universo, apenas 36% das pessoas com renda menor que um quarto do salário mínimo foram ao dentista. Os dados são alarmantes em razão das consequências, que vão da perda dental até o acometimento de problemas de saúde mais graves.
 

A falta de cuidado com a saúde bucal pode influenciar no agravamento de doenças cardíacas, por meio das feridas causadas pela gengivite e periodontite, quando as bactérias da boca caem na corrente sanguínea. Quando elas alcançam o coração, podem colonizar válvulas lesionadas e provocar doenças. Entre elas, estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
 

Dr. Guilherme Barrella, cirurgião dentista, Mestre e Especialista em Periodontia

A profilaxia dental profissional, popularmente conhecida como limpeza dos dentes, é um dos procedimentos odontológicos que pode ajudar a prevenir problemas mais graves com a saúde geral do paciente. “A profilaxia dental profissional é o procedimento que garante a saúde dos nossos pacientes, a longevidade dos trabalhos realizados, sejam eles estéticos e/ou regenerativos, além de garantir o retorno e acompanhamento dos pacientes desde o curto até o longo prazo. Estamos falando de um tratamento de prevenção. Afinal, evitar problemas é sempre melhor do que resolvê-los”, comenta Dr. Guilherme Barrella, cirurgião dentista, Mestre e Especialista em Periodontia.

A prática da profilaxia dental profissional conta com alguns métodos que ajudam a eliminar a placa bacteriana (biofilme) e o tártaro ( enrijecimento da placa bacteriana) da dentição e da gengiva. De acordo com o Dr. Guilherme Barrella, entre os métodos tradicionais encontram-se raspagem e alisamento coronário e radicular com instrumentos manuais (curetas, por exemplo), polimento com pastas específicas, taças de borracha e escovas para profilaxia. “O uso de jato de bicarbonato pode gerar desconforto e sangramentos indesejados”, relata o especialista.

Como uma boa parte destes métodos causam incômodo ao paciente, mantê-los adeptos ao tratamento de profilaxia é um desafio. “O maior obstáculo é conscientizá-los sobre a importância das consultas periódicas e fazê-los entender que é muito melhor (e mais barato) investir na prevenção do que com tratamento”, conta Dr. Guilherme Barrella.
 

Novo tratamento de profilaxia dental
 

A EMS (Electro Medical Systems) -- multinacional suíça líder em profilaxia dental profissional -- desenvolveu, em colaboração com periodontistas, especialistas em cáries e higienistas bucais, a Guided Biofilm Therapy® (GBT) . A GBT propicia a revelação do biofilme, tornando-se possível visualizá-lo a olho nu e guiar o profissional para eliminá-lo eficientemente com o jateamento de um pó especial, o AIR-FLOW® Plus, extremamente fino e que preserva os tecidos bucais​.​
 

Profissionais que já estão aplicando a GBT em sua prática clínica pontuam que, além dos benefícios para os pacientes, há diversas vantagens para o dentista ao utilizar a GBT, como a agilidade e efetividade do tratamento. Em um paciente saudável, a GBT pode chegar a reduzir até 30% do tempo normalmente gasto com o método tradicional. Com isto, mais pacientes podem ser atendidos, o que melhora a receita com profilaxia no consultório. O novo pó utilizado neste processo, denominado de AIR-FLOW® PLUS, contribui para a alta performance, é um produto de alta tecnologia e composto por Eritritol, que permite o tratamento supra e subgengival com mais conforto e eficiência.
 

De acordo com Gislaine Sachetti, especialista em educação e treinamento da EMS na América Latina, a nova metodologia propicia limpeza com satisfação ao paciente e beneficia profissionais na fidelização de pacientes. “Ao adotar esta metodologia, o profissional oferecerá o melhor e mais moderno tratamento, valorizando o procedimento da profilaxia dental profissional, entregando ao seu paciente um tratamento seguro e sem dor. Isto reflete diretamente na aderência ao protocolo de retorno para profilaxias periódicas e promoção da saúde bucal’, comenta.
 

Para o Dr. Guilherme Barrella, a GBT, quando comparada aos métodos tradicionais, oferece bem-estar (tanto para o paciente como para o profissional), rapidez, precisão e qualidade na profilaxia, sem causar danos desnecessários e/ou indesejados. “Tudo isso também cativa o paciente, fazendo a visita de rotina algo prazeroso”, completa o especialista.
 

Na visão do periodontista, procedimentos cada vez menos invasivos, técnicas mais precisas e rápidas se tornam indispensáveis para garantir a qualidade dos atendimentos clínicos e maior aceitação dos pacientes nos tratamentos propostos.
 

“Um protocolo como a GBT, que evidencia e revela o biofilme para o paciente e para o profissional e trata de forma minimamente invasiva e preservando os tecidos, tem se provado de extrema importância para a educação dos pacientes em relação à doença. Outro aspecto que este novo protocolo tem influenciado é no entendimento ao paciente, que está percebendo que não precisa "sofrer" no dentista. Muitas vezes até a prevenção era algo desconfortável para ele, que acabava se distanciando do dentista”, explica o especialista. “Para o profissional, garante um tratamento de alto nível de precisão e confiabilidade, simples e rápido de ser replicado”, conclui.


 

Sobre a EMS
 

Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça referência em dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A multinacional está fundamentada em três pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suiças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos, e plataformas de educação de primeiro nível.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90