18/07/2022 às 18h57min - Atualizada em 18/07/2022 às 18h57min

As vantagens de estudar inglês com professores estrangeiros

Aulas de inglês com professores estrangeiros realmente fazem a diferença?

Foto: Reprodução

São Paulo, julho de 2022 - Falar inglês é primordial para impulsionar o sucesso acadêmico ou profissional e, para que se torne uma realidade para todos, é importante tornar o ensino do idioma cada vez mais amplo, onde o aluno possa vivenciar um ambiente em que ele aprenda com a mesma descontração com a qual ele aprenderia assistindo Stranger Thingers, por exemplo.
 

Afinal, o mundo está, a cada dia, mais conectado e globalizado, com relações profissionais e acadêmicas mais próximas e evoluídas. É um cenário que se intensificou com o avanço tecnológico e que, plataformas como o Tik Tok, mostram cada vez mais que o jovem precisa estar a par do idioma inglês até mesmo para entender memes.
 

Para Gustavo Fuga, empreendedor de impacto social e CEO da edtech 4YOU2, “além do inglês abrir portas em ambientes acadêmicos e dentro do atual mercado de trabalho, o idioma é uma das línguas mais faladas do mundo. Por isso, a boa compreensão é de grande importância para aqueles que buscam não só se destacar em outros lugares do mundo, como para quem deseja viver experiências de uma forma mais independente e com noção de que não importa onde esteja, sempre terá uma pessoa que conseguirá se comunicar com ele por meio da língua inglesa”.
 

Na opinião do empresário, essa dinâmica vai possibilitar a realização de intercâmbios e trocas culturais riquíssimas, justamente porque o inglês é a língua mais utilizada no mundo.
 

Já que aprender inglês é uma necessidade básica, então, quais os principais benefícios de se estudar com professores estrangeiros? A resposta é simples: o estrangeiro teve que aprender o idioma, assim como seus alunos. “Ou seja, fica mais fácil para o aluno se relacionar com ele, pois existe a identificação de algo que ele já passou. Os professores entenderão melhor o motivo dos alunos cometerem os erros, já que aconteceu o mesmo com eles”, comenta o empresário.
 

O CEO da 4YOU2 afirma também que além do desenvolvimento de uma segunda língua pelo aluno, os benefícios são diversos. “Desde o primeiro momento, o aluno tem a oportunidade de expandir seus conhecimentos, vivenciar uma nova cultura sem sair do país, desenvolver habilidades como: empatia, comunicação, compreensão, clareza para discernir diferentes sotaques, dentre muitas outras habilidades que só são desenvolvidas em situações mais específicas de vida, como quando a pessoa faz um intercâmbio para fora do país.
 

Processo de Aprendizagem
 

O processo de aprendizagem de uma nova língua, principalmente do inglês, muitas vezes é difícil e leva um certo tempo. Afinal de contas, de nada adianta somente decorar palavras e achar que assim entenderá o idioma e será fluente. Para aprender, é necessário compreender aspectos, como a pronúncia, a audição, a escrita, entre outros.
 

Um professor estrangeiro, que além de conhecimento teórico, também vivencia ou vivenciou na prática aquilo que ensina, sem dúvida terá muito mais a adicionar ao aprendizado. “O professor estrangeiro tem uma metodologia que é voltada mais para o aspecto da linguagem e não foca tanto na gramática, fato que gera no aluno uma aprendizagem mais descontraída e de fácil acesso para aqueles que nunca tiveram contato direto com uma segunda língua. Isso é inclusão e gera o impacto social”, exemplifica Gustavo.
 

Dentro do processo de aprendizagem, o aluno também deve ser estimulado a não desistir. “Um dos nossos principais discursos junto ao aluno é que logo de cara ele vai se sentir frustrado, porque está se deparando com uma nova realidade e vivenciando uma experiência que antes não fazia parte da sua rotina”, comenta Fuga. “Por outro lado, na 4YOU2, também deixamos claro o quão incrível é quando o aluno começa a entender determinadas expressões e passa a se sentir mais confiante em relação ao idioma e à forma como está se comunicando”.
 

O empreendedor de impacto social também afirma que, dentro da metodologia adotada pela edtech, o aluno é informado sobre as oportunidades que se abrirão ao longo do tempo, conforme ele vai se dedicando ao estudo, levando-o ao aprimoramento do idioma.
 

Vantagens
 

O aprendizado do inglês com professores estrangeiros só tem vantagens para quem opta por este método. Entre eles destacam-se:
 

  1. Diversidade cultural: Fomenta o aprendizado, pois a comunicação direta com estrangeiros permite uma compreensão mais fácil da segunda língua, de forma mais próxima ao aluno.
  2. Troca de culturas: As aulas com estrangeiros permitem que o aluno tenha uma interação mais direta com os professores estrangeiros. Conversas, experiências, hábitos, costumes. A troca de conhecimentos é uma realidade, já que, além de temas gramaticais, o professor estrangeiro traz assuntos culturais e gerais para as aulas.
  3. Resolve o medo de falar: O aluno ouvirá conversas somente na língua inglesa. Assim, melhorará o listening (compreensão auditiva) e praticará o speaking (discurso e pronúncia) de forma mais natural. Não haverá espaço para o receio de se comunicar, já que o convívio com o professor estrangeiro lhe trará mais segurança na fala.
  4. Fala mais fluida: A constante interação com o professor estrangeiro ajudará muito neste aspecto, por conta do contato com o modo de falar do professor, ouvindo gírias, abreviações, e expressões idiomáticas. Isso possibilita corrigir sotaque e obter mais naturalidade na fala.
     

Sobre a 4YOU2
 

Fundada em 2012, por Gustavo Fuga, a 4YOU2 é uma escola de língua inglesa que busca transformar e democratizar o ensino de idiomas no Brasil, oferecendo cursos de inglês de alta qualidade com professores estrangeiros a um preço acessível para a população.

Ao longo dos últimos 10 anos, a escola tem auxiliado seus alunos a conquistar habilidades linguísticas, compreensão cultural e confiança, para abrir um mundo cheio de novas oportunidades e experiências enriquecedoras.

Como um empreendimento jovem e pulsante, a 4YOU2 acredita no poder da comunicação e inclusão social para impulsionar o progresso humano, por meio da sua metodologia de ensino.

Na didática, os exercícios são feitos no aplicativo 4YOU2 Study, enquanto que as aulas presenciais são totalmente focadas em conversação, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico.

Mais que aulas de inglês, tanto professores como alunos participam de uma experiência de intercâmbio cultural. 
Em 2021, a empresa também expandiu seu negócio para o modelo de franquias, contando, atualmente, com 19 unidades próprias e franqueadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90