21/06/2022 às 22h44min - Atualizada em 21/06/2022 às 22h44min

Pix é a segunda forma de pagamento mais utilizada em corridas de aplicativo

Levantamento realizado pela Gaudium, dona da Machine, mostrou que o Pix só fica atrás do dinheiro na preferência do usuário

Ana Claudia Silva
Freepik
A Gaudium, empresa de tecnologia responsável pela Machine, software para criação de aplicativos de mobilidade urbana e logística, revelou que o pix já é a segunda principal forma de pagamento em corridas de aplicativos de transporte.
 
No último mês de Abril, o Pix ultrapassou a quantidade de corridas realizadas no cartão de débito, que até então era o segundo colocado na preferência dos usuários. A diferença ainda é mínima,11,6% no Pix, contra 11,5% no cartão de débito, mas foi a primeira vez que o Pix apareceu numericamente à frente do débito em um mês inteiro.

Segundo o sócio-executivo da Gaudium, Bruno Muniz, o Pix conquistou espaço pela simplicidade e a praticidade para passageiros e motoristas. "Em alguns toques no celular, o usuário consegue transferir o dinheiro direto para conta do motorista, ou seja, o passageiro não precisa ficar procurando pelo cartão, nem contando moedas e o motorista recebe na hora, sem precisar pagar por taxa de maquininha".

Apesar do avanço do pagamento instantâneo, o dinheiro segue sendo disparado a principal forma de pagamento em corridas de aplicativo. Aproximadamente sete a cada 10 corridas são pagas fisicamente. "É cultural. Tanto que os aplicativos multinacionais foram obrigados a aceitar pagamento em dinheiro aqui no Brasil, o que eles não fazem em muitos país. Mas o dinheiro tem seus ônus, principalmente a insegurança por parte do motorista. Por isso, cabe a nós, que desenvolvemos tecnologia para o setor, fazer com os pagamentos digitais sejam cada vez mais simplificados e popularizados”, finaliza o executivo.

Sobre a Gaudium

A Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, possui o selo Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do Conecta, portal de conteúdo e educação sobre mobilidade e logística, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.

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