27/11/2021 às 09h39min - Atualizada em 27/11/2021 às 09h39min

​Universidade Nilton Lins concede título de Doutor Honoris Causa a Zeferino Ferreira da Costa

Portal do Sena - Informando com credibilidade

Press Comunicação Estratégica
O empresário Zeferino Ferreira da Costa será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nilton Lins no próximo dia 29 de novembro, às 19h30, em Manaus (AM).

O empresário de origem portuguesa contribuiu para o estreitamento de relações entre Brasil e Portugal nas áreas da educação e esporte e, também, incentivou iniciativas de sustentabilidade na Amazônia. A cerimônia de entrega do título ocorrerá na sede a universidade localizada na Avenida Prof. Nilton Lins, nº 3259, no conjunto Parque das Laranjeiras.

A reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão, avalia os esforços de Zeferino como pioneiros no intercâmbio internacional de educação.

“Quando muitas pessoas ainda tinham predileção por estudar em países anglófonos, Zeferino anteviu a qualidade das universidades portuguesas e o potencial que estudantes do Brasil e de Portugal tinham para trocas produtivas na área”, destaca a reitora. “Por causa dele, muitos jovens brasileiros puderam fazer mestrado e doutorado em universidades portuguesas, assim como jovens portugueses fizeram o mesmo em universidades brasileiras”, acrescenta Gisélle.


O título honorífico de Doutor Honoris Causa é dado a personalidades de projeção nacional ou internacional, que tenham contribuído de forma notável para o progresso das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura em geral. A comenda também é concedida àqueles que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade ou ao país, por indicação privativa e justificada do reitor (a) ao conselho universitário.

Zeferino Ferreira da Costa chegou ao Brasil em 1941 e foi morar em Pernambuco. Lá, se consolidou como empresário da construção civil e logo expandiu seus negócios para outras cidades do Nordeste e do norte do país. Com muitas ações e empreendimentos, ele logo viu potencial no estreitamento de relações entre a Universidade do Porto, uma das melhores da Europa, e instituições de ensino brasileiras, como a Universidade de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e outras do Nordeste e do Norte do Brasil.

O empresário também incentivou intercâmbios entre clubes desportivos do norte de Portugal e do nordeste do Brasil por ele patrocinados. Na Amazônia, Zeferino foi um dos incentivadores de ações de sustentabilidade com vistas à preservação do bioma, disponibilizando as instalações do Instituto Pernambuco-Porto, criado por ele, para a organização de sessões que possibilitam discussões sobre a região.
 
Serviço:

O que: Concessão do Título de Doutor Honoris Causa a Zeferino Ferreira da Costa.
Quando: Dia 29/11/2021, às 19h30.
Onde: No Auditório Nina Lins, na Av. Prof. Nilton Lins, 3259. Parque das Laranjeiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90