25/10/2021 às 19h46min - Atualizada em 25/10/2021 às 19h46min

​Semulsp amplia modo de atuação e vai trabalhar na preservação do meio ambiente

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

A Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), está dando uma nova conotação, ao trabalho de manutenção aos parques, praças e espaços públicos da cidade.

Após o levantamento feito pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para promover diagnóstico para ações de revitalização dessas áreas, o secretario da Semulsp Sabá Reis caiu em campo com a equipe e iniciou um trabalho de revitalização, dando a esses locais um novo visual.

Atualmente a Semulp que só cuidava do recolhimento do lixo e manutenção de cemitérios, passou a ter uma nova função e sem elevar os custos da secretaria, passou a cuidar desses locais públicos, com a limpeza, revitalização com mosaico, iluminação, conserto de bancos, recuperação e reconstrução de monumentos, bem como recuperação de sarjetas e meio fio.

Segundo Sabá Reis isso foi possível, aproveitando a própria mão de obra da casa, ele explica que os profissionais estavam todos ali, a espera de uma oportunidade de mostrar trabalho “Aqui nos nossos quadros, temos paisagistas, mestre de obra, pedreiros, carpinteiros, pintores, motoristas, enfim, todos de grande qualidade e foi só, desafia-los que eles, aceitaram e estão dando conta do trabalho”, declarou.
Meio Ambiente

Com a secretaria atuando bem na área de limpeza e manutenção, Sabá Reis informou que é hora de cuidar do futuro e isso passa pelo meio ambiente, apelo mundial de hoje.

Ele explica que todas às arvores podadas na cidade de Manaus, que teria seus resíduos destinados ao aterro da cidade, agora viram tijolos.
Dentro da legislação, trocamos troncos e galhos de arvores, por tijolos nas olarias situadas na área metropolitana de Manaus. “dessa forma retiramos toneladas de resíduos do aterro, que ganha o tempo de vida útil, diminuímos a compra das olarias, que usam madeiras em seus formos e economizamos na compra de tijolos, muito utilizados na secretaria”, disse.

Porém o trabalho junto ao meio ambiente, não pára com essa ação. A semulsp vai utilizar já na próxima semana em suas obras, uma espécie de areia derivada do vidro. Uma maquina adquirida pela prefeitura, vai triturar todas as garrafas de vidro encontrada nos lixos da cidade e transformar nesse produto, já bastante utilizado na Europa.

O vidro moído proveniente de reciclagem como agregado para produzir concreto, ele chega como substituto da areia, para a construção de vigas, pilares e lajes, além de elementos não-estruturantes – neste caso, em taxas que podem substituir a areia em até 50%.

No Brasil, o vidro moído é usado na composição de asfalto, mas raramente no concreto. Para romper esse paradigma, a Semulsp sob a determinação do prefeito David Almeida, esta adquirindo uma maquina que vai fazer esse trabalho “Vamos fazer um mutirão e recolher de Manaus todas as garrafas da cidade”, declarou.

Sabá Reis informou ainda, que o próximo passo desse trabalho ambiental, será com as garrafas Pet´s, que também terão destino a reciclagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90