04/09/2021 15h43 - Atualizado em 04/09/2021 às 15h43
Foto: Reprodução
Informações divulgadas nas redes sociais sobre a ameaça de bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp, por 2 dias, têm intrigado usuários em todo o Brasil. Inclusive um vídeo de uma reportagem da Globo News viralizou desde esta sexta-feira (3) com a mensagem de que o aplicativo mensageiro deixaria de funcionar a partir de 00h00.
Acontece que a informação trata-se de mais uma fake news.
O bloqueio a que o noticiário se refere aconteceu em 2018, quando a Justiça de São Paulo determinou o bloqueio do funcionamento WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. Na época, as operadoras de telefonia receberam determinação judicial e, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial. A medida foi imposta sob pena de multa.
Como as informações condizem com o atual momento, às vésperas do feriado da Independência, em que se prevê protestos e, até mesmo, ameaças de paralizações, o vídeo foi usado de má fé e voltou a ganhar destaque nas redes sociais, causando pânico aos internautas e usuários do aplicativo.
Quem ganhou com isso? O Telegram! Muitas pessoas chegaram a migrar para o app concorrente, fato que se tornou comum devido às mudanças que preveem o compartilhamento obrigatório de informações pessoais dos usuários do aplicativo de mensagens com o Facebook.
Portanto a história que aponta que o bloqueio do WhatsApp por dois dias (48 horas) foi determinado pela Justiça em 2021 é falsa. Não passa de uma nova versão de um boato que foi trazido à tona devido ao contexto situacional.