02/09/2021 às 20h55min - Atualizada em 02/09/2021 às 20h55min

TV afegã grava programa com talibãs armados no estúdio; vídeo

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

R7
Foto: Reprodução
Um grupo de militantes do Talibã entrou no estúdio de uma televisão no Afeganistão durante a transmissão de um telejornal no último fim de semana e vigiaram o âncora enquanto ele falava que o grupo não deveria ser temido após a saída dos EUA. As cenas, que viralizaram em redes sociais, receberam críticas de jornalistas de diversos países.

Na primeira imagem, dois homens armados aparecem imediatamente atrás do jornalista, que lê o texto pedindo cooperação da população com o novo regume. Em seguida, aparece outra imagem, que mostra pelo menos outros seis talibãs, todos armados, dentro do estúdio.

A jornalista Yalda Hakim, da BBC, compartilhou o vídeo em seu perfil no Twitter. "Surreal. Essa é a cara do debate político na televisão afegã agora, soldados do Talibã vigiando o âncora. O apresentador fala sobre a queda do governo Ghani e diz que o Emirado Islâmico (novo governo do país) diz que o povo afegão não deve ter medo", diz o texto.

Outro vídeo, um pouco mais longo, foi publicado no perfil de outro jornalista da emissora britânica, Kian Sharifi. Essa versão mostra o âncora, Mirwais Heidari Haqdoost, entrevistando um dos talibãs presentes no estúdio. Os homens armados seriam a escolta do entrevistado.

Em outro post, Sharifi esclarece que o vídeo foi no estúdio da TV Afghanistan, o apresentador passa bem e o programa, chamado Pardaz, já teve outra edição, discutindo o futuro do Afeganistão após o fim da intervenção dos EUA, encerrada na madrugada da última terça-feira. Nessa outra edição, não aparecem homens armados.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90