04/08/2021 às 09h15min - Atualizada em 04/08/2021 às 09h15min

Prefeitura de Manaus terá 17 pontos de vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Andréa Arruda / Semsa
Secom
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira, 4/8, para atender quem ainda não recebeu a primeira dose da vacina e aqueles que devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. A Prefeitura de Manaus terá 17 locais de vacinação até a próxima sexta-feira, 6/8, para otimizar a utilização dos espaços e das equipes responsáveis pela triagem, registro e aplicação dos imunizantes.
 
Dos quatro grandes pontos estratégicos, dois continuam em funcionamento, das 9h às 16h: o Centro de Convenções (sambódromo), que tem atendimento para pedestres e drive-thru, e o Studio 5, que atende exclusivamente pedestres. Os outros dois (Sesi e shopping Phelippe Daou), estarão fechados nos próximos três dias.
 
Além dos pontos estratégicos, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam como ponto de vacinação nas diferentes zonas geográficas, seguem abertas, à exceção da UBS Frei Valério, na zona Norte. Todos irão aplicar a primeira e segunda doses.
 
As UBSs abrem às 9h e o horário de encerramento varia entre 17h, nas unidades de atendimento regular, e 19h nas de horário estendido, garantindo que os que trabalham durante o dia possam ser vacinados também no início da noite.
 
Com uma quantidade reduzida de primeiras doses disponíveis para a população geral, aproximadamente sete mil, e sem perspectiva de recebimento de novos lotes até o fim da semana, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta que a prefeitura está descentralizando a campanha de vacinação, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, de facilitar o acesso da população à vacina, incluindo cada vez mais as UBSs entre os locais de referência para a campanha contra a Covid-19.
 
“Além disso, a operacionalização da campanha é dinâmica e sempre que necessário fazemos mudanças, levando em conta a quantidade de doses disponíveis, de pessoas a serem vacinadas e o fluxo nos pontos de atendimento”, observa Shadia.
 
Público
 
Quem tem mais de 18 anos de idade e ainda não se vacinou deve procurar o ponto de vacinação mais próximo. Os documentos exigidos são o documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência, com cópia. Quem for tomar a segunda dose, deve levar identidade, CPF e o cartão de vacinação onde consta o registro da primeira dose.
 
O prazo entre as duas doses é de 28 dias para a CoronaVac e de 84 para a Astrazeneca e a Pfizer. A consulta ao agendamento pode ser feita no endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br/, na opção “Consultar 2ª Dose”. Quem não tiver acesso ao sistema eletrônico, pode seguir a data limite indicada no cartão de vacinação.
 
A secretária ressalta que completar o esquema vacinal indicado pelos fabricantes é necessário, para garantir a proteção ao vírus. “Mesmo que a pessoa tenha tido algum efeito adverso leve, o que é muito comum, ela deve voltar ao posto para receber a segunda dose no prazo estipulado”, enfatiza.
 
Quem passar do prazo preconizado, também deve ir ao posto. “Esta é a orientação do Ministério da Saúde e estamos preparados para receber todos os que tomaram a primeira dose e já estão no período da segunda”, salienta Shádia.
 
A secretária diz que o momento agora é de vacinar os remanescentes e avançar no fechamento do esquema vacinal dos já vacinados com uma dose.
 
“Mais de 20 mil pessoas estão atrasadas com a segunda dose e ainda temos um resíduo de mais ou menos 300 mil pessoas, se considerarmos 100% da população vacinável estimada, para receber a primeira dose. Então, não podemos relaxar, temos que continuar com a vacinação, sem esquecer da importância dos cuidados de sempre, que é o uso da máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento social”, aponta.
 
Pontos de vacinação
 
Zona Norte
 
9h às 17h
Clínica da Família Carmen Nicolau
Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº - Lago Azul
 
9h às 19h
UBS Augias Gadelha
Rua A, 15, conjunto Ribeiro Junior - Cidade Nova
 
UBS Sálvio Belota
Rua Samambaia, 786 - Santa Etelvina
 
UBS Balbina Mestrinho 
Rua Major Silvério J. Nery, 170, núcleo 3 - Cidade Nova  
 
Sul
 
9h às 16h
Studio 5 - Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 - Distrito Industrial I
Somente para pedestre
 
9h às 17h
UBS Petrópolis
Rua Delfim de Souza, s/nº - Petrópolis
 
9h às 19h
UBS Morro da Liberdade
Rua São Benedito, s/nº - Morro da Liberdade
 
Leste
 
9h às 17h
UBS Silas Santos
Rua Guaporé, s/nº, conjunto Castanheiras - Gilberto Mestrinho
 
UBS Gebes Medeiros
Rua Pirarucu, 1.000 - Jorge Teixeira
 
UBS Waldir Bugalho
Rua 7 de Setembro, 871 - Jorge Teixeira IV
 
9h às 19h
UBS Alfredo Campos
Avenida Cosme Ferreira, s/nº - Zumbi dos Palmares
 
UBS Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº - São José Operário
 
UBS Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº - Tancredo Neves
 
Oeste
 
9h às 16h
Sambódromo
Avenida Pedro Teixeira, 2.565 - Dom Pedro
Ponto para pedestre e drive-thru
 
9h às 17h
Policlínica Djalma Batista
Rua Teotônio Vilela, s/nº - Compensa
 
9h às 19h
UBS Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, s/nº - Glória
 
UBS Leonor de Freitas
Avenida Brasil, s/nº - Compensa II

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90