19/05/2021 às 12h41min - Atualizada em 19/05/2021 às 12h41min

Secretaria de Segurança adota sistema policial que permite integração com outros estados

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Secom
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

Um sistema que vai interligar informações policiais de todos os estados da federação está sendo implantado na segurança pública do Amazonas. A inovação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Governo Federal.

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) é uma plataforma que possui um conjunto de sistemas que operam de forma integrada e reúnem mandados de prisão, placas de veículos roubados e até imagens de câmeras de segurança de outras capitais brasileiras.

 

O Sinesp vai facilitar a troca de informações entre as polícias do Amazonas e as polícias do Brasil.

 

Responsável pela implantação, o Departamento de Tecnologia da SSP é o gestor de todos os módulos do sistema Sinesp. O setor foi nomeado pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, após o termo de adesão ser assinado em 18 de dezembro de 2020.

Em abril deste ano, o processo de implantação foi iniciado no 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi instalado o sistema de procedimentos policiais eletrônicos. O delegado Bruno Hitotuzi, que é chefe do Departamento de Tecnologia da SSP, afirma que em dois meses as implantações do sistema estarão finalizadas.

 

Sobre o Sinesp – Maior rede de dados criminais e ferramentas policiais do Brasil, o Sinesp é interligado entre as instituições de Segurança Pública do Amazonas com acesso à base nacional de dados de veículos, pessoas, mandados de busca e apreensão, prisão e procedimentos.

 

“Nós vamos enxergar os boletins de ocorrências de outros estados, os dados pessoais de suspeitos que estão em outros estados. Essa comunicação será totalmente interligada. Após a expansão inicial, o sistema vai ser implementado e se comunicar em todo o sistema de segurança”, comentou o delegado Bruno Hitotuzi.


Sinesp substituirá Sisp – Utilizado há 10 anos, o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) engloba informações das forças de segurança e possui banco de dados local, mas será substituído pelo novo sistema. Além da integração, a vantagem será a economia aos cofres públicos estaduais.

 

“O Sisp não é integrado com a base nacional. Estima-se que a gente vai conseguir interligar as câmeras de vários estados no nosso Sinesp Cad, conseguindo inclusive ter um controle de um veículo que sai aqui do Amazonas e vai para o Rio Grande do Sul”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90