No dia em que retornava de sua licença-maternidade, uma repórter foi demitida na TV Vanguarda, emissora afiliada à Rede Globo no interior de São Paulo. Marcela Mesquita trabalhava no canal havia 12 anos e, segundo relato nas redes sociais, antes de sua gravidez, já havia sido afastada das reportagens televisivas por ter engordado.
O relato sobre sua demissão foi feito em uma publicação no Instagram. Nela, Marcela revela que estava empolgada com o retorno à emissora comandada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mas assim que chegou no local, foi dispensada.
“Depois de 5 meses de dedicação total à maternidade, hoje chegou o dia de voltar ao trabalho! Estava ansiosa. Dei um beijinho na minha filha no berço e disse: “Marina, mamãe vai trabalhar e volta logo”. E não é que voltei pra casa antes do que eu imaginava? Para minha surpresa, fui dispensada da TV logo que cheguei para trabalhar”, relatou.
No post ilustrado por um vídeo com momentos marcantes de sua carreira no telejornalismo, ela também comenta que, anteriormente, havia sido afastada das reportagens em vídeo por ganhar peso. O fato foi reforçado nos comentários por Michelle Sampaio, jornalista que foi demitida da Vanguarda em 2019, teoricamente, pelo mesmo motivo.
“Eu sei bem o que você passou. Aliás, passamos juntas por tudo isso. Eu lembro bem do quanto você ficou mal e do quanto precisou de ajuda, depois que saiu do vídeo por estar acima do peso, assim como eu. Triste por você, minha amiga!”, comentou Michelle.
Até o fechamento da matéria, a emissora não se manifestou sobre a demissão.
Caso de Michelle Sampaio
Em janeiro de 2019, a demissão da jornalista Michelle Sampaio gerou revolta contra a afiliada da Rede Globo. Na época, os internautas encheram as publicações da emissora de comentários debatendo os padrões de beleza para quem atua à frente das câmeras.