03/05/2021 às 10h47min - Atualizada em 03/05/2021 às 10h47min

Naufrágio deixa 4 mortos e 25 feridos em possível ação com imigrantes ilegais nos EUA

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Polícia investiga naufrágio de barco com 29 pessoas em San Diego, nos EUA Foto: Divulgação/San Diego Fire-Rescue
Quatro pessoas morreram 25 ficaram feridas após o naufrágio de um barco na costa de San Diego, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

De acordo com autoridades locais, a embarcação de madeira quebrou após colidir contra um recife próximo da península de Point Loma.

O resgate foi acionado por volta de 10h30 de domingo no horário local. Ao menos 29 pessoas foram jogadas no mar, mas a Guarda Costeira ainda faz buscas no local, já que não há registro oficial do total de passageiros a bordo.

A polícia investiga o caso e suspeita que a embarcação estaria sendo usada para transportar imigrantes ilegais. O capitão do barco foi preso em flagrante e está sob custódia.

Ainda não se sabe qual era o destino da viagem, mas investigadores ressaltam que a embarcação estava superlotada. Por conta da localização no naufrágio, o caso será tratado por autoridades federais.


— Todas as indicações são de que se tratava de uma embarcação usada para trazer imigrantes para os Estados Unidos ilegalmente. Não confirmamos a nacionalidade das pessoas envolvidas, mas nossos agentes estão com muitas delas no hospital e o homem que acreditamos ser o operador. A investigação ainda está em andamento — disse Jeff Stephenson, agente do órgão de Proteção das alfândegas e fronteiras dos Estados Unidos (CDP, na sigla em inglês), durante entrevista coletiva.

De acordo com o Tentente salva-vidas Rick Romero, os passageiros hospitalizados apresentavam desde hipotermia até lesões graves pelo corpo. Ele ressalta que no momento do acidente havia bastante vento, frio e a temperatira da água era de 15 graus.

— Após enfrentar ondas de quase dois metros e balançar no recife, o cruzador de cabine lentamente se desintegrou em um monte de pedaços. Agora são apenas destroços — relatou.

Na quinta-feira (29), uma pequena embarcação com 21 imigrantes a bordo também foi interceptada na mesma região. Em comunicado, o chefe da CDP em San Diego, Aaron Heitke afirmou que "houve um aumento dramático no número de tentativas de contrabando marítimo recentemente".

Michael Montgomery, diretor de operações marítimas e aéreas da CDP em San Diego, ressaltou no comunicado que "todas essas travessias ilegais no mar são inerentemente perigosas" e acresentou:

"vimos muitas delas passarem de arriscadas a trágicas enquanto os contrabandistas sacrificam a segurança das pessoas a bordo em prol dos lucros. Quando interditamos navios suspeitos, rotineiramente encontramos condições inseguras, superlotação em pequenos barcos sem o equipamento de segurança necessário".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90