30/04/2021 às 12h16min - Atualizada em 30/04/2021 às 12h16min

Polícia alerta população para casos de estelionato em plataformas de vendas on-line

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Secom

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob coordenação do delegado Vinicius de Melo, alerta a população sobre casos de estelionato virtual, aplicados a partir de plataformas de vendas on-line.

 

De acordo com a autoridade policial, o crime se tornou recorrente no Estado do Amazonas, e chama a atenção para o golpe conhecido como anúncio clonado.

 

“Neste tipo de golpe se estabelece um esquema de pirâmide, visto que o estelionatário produz uma réplica do anúncio original. A vítima entra em contato com o mesmo e o falsificador contata, também, o anunciante primário”, esclarece o delegado.

O delegado explica que neste caso, ambos acabam sendo ludibriados pelo criminoso, visto que o consumidor não recebe o produto pelo qual pagou e o anunciante recebe um depósito falso.

 

Ainda de acordo com ele, a população deve estar atenta para os anúncios em plataformas de venda on-line e evitar fazer negociações à distância, pois os golpes podem ter origem em outros estados do País.

 

Além disso, o consumidor deve exigir a nota fiscal do produto e o recibo de compra. Caso a agência bancária utilizada no ato criminoso seja de uma outra unidade federativa, o caso é encaminhado para a Polícia Civil do respectivo estado. A pena para este crime pode variar entre 1 e 5 anos de reclusão.

 

Denúncia - Pessoas vítimas deste tipo de golpe podem entrar em contato por meio do disque-denúncia do DIP (92) 99962-2457, ou pelo site da Polícia Civil do Amazonas (delegaciainterativa.am.gov.br).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90