16/04/2021 às 12h11min - Atualizada em 16/04/2021 às 12h11min

​Mitoso pede que operadoras de telefonia divulguem dados sobre crianças desaparecidas

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Adeilson Albuquerque
Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O vereador Luis Mitoso (PTB) defendeu, em plenário, nesta quarta-feira (14/4), a indicação 223/2021 que institui no Estado a Lei Shara Ruana, pela qual as operadoras de celulares locais ficam obrigadas, tão logo comunicadas, a enviar mensagens emergenciais de SMS ou Whatspp aos seus usuários comunicando o desaparecimento de alguma criança ou adolescente em todo o Amazonas.

“Já foi aprovado pelo parlamento municipal. Há 8 anos, o Brasil fez uma passeata que servia de alerta sobre o desaparecimento de crianças no território nacional. O Rio de Janeiro já aprovou uma lei neste sentido, sendo pioneiro. Havendo uma linha de transmissão de emergência, como existe também nos Estados Unidos (Alerta Amber), ajudaria sobremaneira na busca e, até mesmo, a encontrar o desaparecido. Estudos policiais revelam que as probabilidades de uma criança ser morta depois de raptada aumenta a cada hora desaparecida e cerca de 70% morrem depois de três a quatro horas. A chance de encontrarmos um desaparecido ainda com vida é substancial com essa lei”, ressaltou.
 
Mitoso detalhou ainda como seria o engajamento das operadoras de telefonia móvel com a aprovação da Lei Shara Ruana. Agora, conforme ele, cabe ao governador Wilson Lima abraçar a causa, por meio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
 
“Essa indicação não posso levar ao prefeito David Almeida, pois é de competência do estado. Espero que algum deputado possa abraçar, de repente, o que estou sugerindo e criar uma lei, de igual maneira, para que a população seja contemplada, e levada a sanção do governador Wilson Lima que, sem dúvida, aprovará pela importância do assunto. Atestada essa lei, as operadoras seriam obrigadas a disparar mensagem contendo nome, idade e características físicas do desaparecido; lugar onde foi visto pela última vez e todas as informações que as autoridades policiais julgarem necessárias”, concluiu Luis Mitoso.
 
Shara Ruana


A menina Shara Ruana Nascimento Reis desapareceu no dia 25 de outubro de 2007, quando tinha 7 anos de idade e, até hoje, nunca foi encontrada.

Esse fato triste marcou a cidade de Manaus e que ainda é lembrado atualmente por muitas pessoas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90