14/11/2018 às 13h02min - Atualizada em 14/11/2018 às 13h02min

Lula depõe no processo do sítio de Atibaia

Oitiva será conduzida pela juíza Gabriela Hardt; a magistrada substitui Sergio Moro

Veja
Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento para a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, nesta quarta-feira 14 no caso que apura o possível pagamento propina da empreiteira OAS sob forma de reformas e melhorias em um sítio de Atibaia, interior de São Paulo.

A oitiva está marcada para as 14h. Lula responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele nega ter sido beneficiado e diz que apenas frequentava o local, que pertencia a um amigo da família. Outras 12 pessoas são rés no processo.

Será a primeira vez que Lula deixa a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde que foi preso, em abril deste ano. O depoimento também é o primeiro grande ato da Operação Lava Jato desde o afastamento do juiz Sergio Moro, que está de férias e aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o ministério da Justiça na sua gestão.

Em setembro do ano passado, Lula prestou depoimento a Moro no caso do triplex do Guarujá, pelo qual o petista seria condenado por Moro na sequência. A sentença do magistrado, que condenou Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região.

Operação de guerraNaquela situação, centenas de apoiadores do ex-presidente vieram a Curitiba prestar solidariedade ao petista. Manifestações contrárias a Lula também foram registradas, em menor escala. Um forte esquema de segurança foi organizado pela Secretaria de Segurança Pública. Não foram registrados tumultos ou ocorrências significativas.

Nesta quarta, também são esperadas manifestações pró-Lula, ainda que sem o tamanho daquelas de setembro. Manifestantes pró-Lula devem se concentrar em frente ao prédio da Justiça Federal com a PM bloqueando algumas ruas próximas. O expediente no órgão, no entanto, será normal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »