13/11/2018 às 20h24min - Atualizada em 13/11/2018 às 20h24min
Incêndio mais letal da história da Califórnia deixa mais de 40 mortos
Incêndios de grande porte atingiram o norte e o sul do estado. Mais de 200 estão desaparecidos.
G1
Foto: John Locher O número de mortos nos incêndios florestais no norte e no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, chegou a 44 nesta terça-feira (13). Desse total, 42 morreram na tragédia que recebeu o nome de Camp Fire, na parte norte do estado norte-americano. É o maior incêndio da história da Califórnia, afirmam as autoridades locais.
Veja os números do incêndio:
505,86 km² – É a extensão da área queimada pelo Camp Fire, segundo a Nasa. O número equivale a cerca de um terço do município de São Paulo ou pouco mais de toda a área de Porto Alegre. Até esta terça-feira, só 30% foi controlado.
7,6 mil – Número de construções destruídas pelo incêndio, o que torna o Camp Fire o mais destrutivo da história da Califórnia, segundo o "New York Times". Desse total, 6.453 eram casas de família.
42 mortos – Número de mortos apenas no Camp Fire. Com o incêndio no sul da Califórnia, perto de Malibu, o total de pessoas que morreram nas queimadas no estado chegou a 44;
228 desaparecidos – Alto número de desaparecidos deve elevar o número de mortos nos incêndios;
27 mil habitantes – Viviam em Paradise, cidade no norte da Califórnia completamente destruída pelo incêndio.
Bombeiro descansa em meio a floresta queimada no incêndio Camp Fire, na California
Foto: John Locher/AP Photo
O Camp Fire afeta uma ampla região do condado de Butte, na cordilheira Sierra Nevada. O local atingido fica ao norte da capital do estado, Sacramento.
Até então, o incêndio que atingiu o Griffith Park (Los Angeles), em 1933, tinha deixado 29 mortos era considerado o mais letal da história da Califórnia, de acordo com o Departamento de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire).
O tempo seco e os fortes ventos contribuíram para a propagação das chamas dos últimos dias. As causas dos incêndios são investigadas.