Manaus – Diariamente são relatados inúmeros casos de pessoas que tiveram o celular roubado. Em Manaus, tornou-se comum nos assaltos ao transporte coletivo da cidade. Pensando nisso, o delegado Costa e Silva, da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), idealizou um aplicativo com o objetivo de combater o roubo de aparelhos celulares.
O aplicativo se chama Celular Seguro, ele está disponível para o sistema Android e o download é feito de forma gratuita. Em breve deve chegar nos aparelhos do sistema IOS.
O delegado Costa Silva afirmou que muitos criminosos roubam os celulares em qualquer hora do dia e incentivou o registro do Boletim de Ocorrência (B.O).
“Eles chegam em qualquer, na frente de qualquer pessoa, e sem qualquer tipo de constrangimento, roubam as vítimas. Muitos trabalhadores não querem ir na delegacia registrar o boletim, muitos pensam que não vai ter solução. Mas como delegado incentivo fazer o Boletim de Ocorrência”, disse.
Para fazer o cadastro no aplicativo, o usuário deve preencher os dados corretamente, publicar uma foto e colocar todas as informações do celular. Com isso, a polícia terá facilidade para identificar se o aparelho tem restrições de roubo.
Além de combater o roubo, o aplicativo tem como alvo os crimes de estelionato e vendas ilegais dos celulares. Ele pediu ajuda da população na causa.
“Tem celular que é roubado e vendido nas feiras por R$ 100. Aquele que está comprando vai saber se o aparelho tem restrição. Para tudo isso acontecer, a população deve baixar o aplicativo. Vamos fazer que seja uma ferramenta no combate à criminalidade”, reitera.