12/02/2021 às 17h16min - Atualizada em 12/02/2021 às 17h16min

É #FAKE que idoso morreu em decorrência de vacina contra Covid-19

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que um idoso morreu em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, por causa de efeitos adversos da vacina Coronavac. É #FAKE.

A mensagem falsa diz: "Com muita tristeza que anuncio a todos que a Coronavac acaba de matar o meu pai. Estava bem até ser vacinado e veio a óbito".

Uma investigação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá mostra que o idoso já estava infectado pelo novo coronavírus quando foi vacinado e não morreu por efeitos adversos da vacina.

"Diante do resultado positivo de RT-PCR deste paciente que veio a óbito, o evento adverso pela vacina foi descartado, pois caso fosse reação vacinal não haveria presença de vírus na amostra coletada, uma vez que a vacina Coronavac é inativada e não pode causar a doença", diz a nota da Prefeitura de Guaratinguetá.

Segundo a equipe, o idoso mencionado na publicação foi hospitalizado apresentando sintomas de contaminação pelo vírus da Covid-19, de acordo com diagnóstico médico. Ele morava em uma instituição de longa permanência. Outros idosos da mesma instituição também apresentaram sintomas.

Além disso, três funcionários foram afastados por suspeita de contaminação.

Diante de tudo isso, foi possível estabelecer uma linha do tempo de contágio e vínculo epidemiológico, que consequentemente resultou na abertura de um registro de surto por Covid-19 na instituição em que o idoso morava.

A prefeitura esclarece também que o efeito protetivo da vacina se dá a partir de 30 dias após a segunda dose.

O Instituto Butantan afirma que "são falsas as mensagens associando a morte de um idoso em Guaratinguetá à aplicação da vacina do Butantan". "O instituto se solidariza com a dor da família e esclarece: a morte ocorreu antes que o organismo dele criasse resposta imune para ficar protegido."

De acordo com a nota do Butantan, a Prefeitura de Guaratinguetá verificou que o idoso já estava infectado com a Covid-19 antes de ser vacinado e seu organismo não teve tempo de criar uma resposta imune e ficar protegido. "A vacina do Butantan é segura e eficaz, e isso já foi comprovado em estudos clínicos pela Anvisa", diz a nota.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90