02/02/2021 às 18h58min - Atualizada em 02/02/2021 às 18h58min

Rodrigo Guedes defende pagamento de auxílio emergencial para os trabalhadores informais

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Izaías Godinho
Assessoria
Foto: Reprodução
O vereador Rodrigo Guedes (PSC) solicitou ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), e ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta terça-feira (2/2),  que os programas de auxílio emergencial sejam entregue aos trabalhadores informais que não estão inscritos na base de dados do Cadastro Único (CadÚnico).

Tanto para a seleção das 100 mil famílias beneficiadas pelo “Cartão Auxílio Estadual”, quanto para as 40 mil famílias alcançadas pelo “Auxílio Manauara”, o Estado e o município utilizaram como critério que os indivíduos tenham as informações fornecidas no CadÚnico do Governo Federal, tendo como meses de referência novembro e dezembro de 2020.

Rodrigo Guedes, porém, afirmou que muitas pessoas de baixa renda não têm cadastro em programas sociais como o “Bolsa Família” e acabam sendo desassistidas pelos benefícios de âmbito federal, estadual e municipal.

O vereador solicita, ainda, que o benefício seja entregue aos trabalhadores informais seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Com relação ao “Auxílio Manauara” que estabelece que sejam contemplados os autônomos que sejam responsáveis por crianças de 0 a 36 meses de idade, ou idosos acima de 60 anos, além de renda per capita de R$ 178, o vereador pede da Prefeitura que o benefício se estenda aos trabalhadores informações que estejam fora dessas especificações, proporcionando amparo e geração de renda para essas famílias.

“Os trabalhadores informais, que nunca fizeram uso de programas sociais, por não estarem enquadradas nos critérios, tinham alguma renda por conta do ofício. Mas agora, por conta da pandemia, estão em situação vulnerável e não estão sendo contemplados por nenhum programa. O meu pedido é que os programas de auxílio do governo e da prefeitura alcancem os informais”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90